top of page

Blog

Beach Tennis x Alimentação e Suplementação Nutrição no Beach Tennis

Para quem me conhece sabe que amo esporte!!

Faz quase um ano que comecei um esporte novo para mim, nunca tinha praticado nada com raquete, meus esportes/exercícios sempre foram mais na água (natação).

Eu e meu esposo queríamos fazer algum esporte juntos e não encontrávamos nada que os dois gostassem. Até que um amigo nos apresentou o Beach Tennis.

Para quem não conhece: O tênis de praia, também conhecido como seu nome em inglês Beach Tennis, é um esporte que foi criado a partir do frescobol e que foi incrementado na Itália (Wikipédia).

Nas quadras e no consultório me perguntam varias coisas, coloquei abaixo as dúvidas que mais ouço.


A alimentação é importante para o Beach Tennis?

Sim, a alimentação adequada é importante para qualquer esporte, seja para desportista ou atleta.


Qual a importância da alimentação para o Beach Tennis?

Vejo nas quadras vários tipos de jogares, aquele que está ali por diversão, o que quer emagrecer, o que busca saúde e os atletas que querem rendimento e performance. Então, quando o paciente chega no consultório vamos ver objetivo dele e adequar a alimentação para aquele objetivo.


Qual seria a principal preocupação que devo ter com a nutrição para o Beach Tennis?

Como o Beach Tennis é um esporte que normalmente jogamos no sol e longos períodos, a hidratação e controle de reposição de eletrólitos e vitaminas, é um dos principais pontos.

A desidratação faz com que a performance caia muito, então muita atenção!

Durante o treino recomendo 500 até de 2 litros por hora de jogo, vai varia de acordo com o paciente.

A hidratação com água é ótima, porém nos dias de campeonato ou muitas horas jogando indico tomar isotônico.


Posso jogar Beach Tennis em jejum?

Primeiro precisamos saber o motivo pelo qual gostaria de treinar em jejum mas já vou adiantando alguns pontos negativos de treinar em jejum:

Baixo rendimento no esporte por falta de Carboidrato – nosso organismo necessita de energia para realizar o exercício e essa energia vem da glicose, que vem dos carboidratos.

Perda de massa muscular – com a falta de carboidrato, nosso corpo começa a “quebrar” músculo (proteólise) para gerar energia.

“...mas eu ouvi falar que se eu não comer o carboidrato meu corpo vai usar gordura como fonte de energia” – Escuto muito as pessoas falando isso e vou explicar aqui o motivo de eu não indicar fazer o jejum sem um motivo específico e com acompanhamento.

Quando o nosso organismo não encontra glicose, ele vai para lipólise (“quebra de gordura”), porém a via da Lipólise é dependente de carboidrato, e agora?

Na fisiologia falamos ... "a gordura queima numa chama de carboidrato", precisamos de temido CARBOIDRATO para que a gordura “queime”.

Quanto eu falei lá no começo sobre saber o motivo de querer fazer o jejum, eu sempre pergunto para os pacientes pois alguns relatam não gostar ou conseguir jogar com o estômago cheio. Temos várias opções e estratégias para esse caso, esse não seria um motivo para treinar em jejum.

“Ah Lais, mas e dieta cetogênica, corpos cetônicos?”

Ai é outro assunto, pode ser um outro post quem sabe.


O que devo comer antes e depois dos treinos de Beach Tennis?

Vejo muito essa preocupação com pré e pós treino e falo que devemos nos preocupar com a alimentação 24h antes e 24 horas depois 😁!

Ideal é fazer o pré treino no mínimo 30 min antes e no máximo 2 horas, o tempo também vai interferir nas escolhas dos alimentos.

Antes do treino sempre mais carboidrato, pode conter proteína tb. Ex: Tapioca com queijo minas; Pão com geleia; Fruta com mel;

No pós treino mais proteína, pode conter carboidrato que é importante para recuperação de glicogênio muscular. Ex: Iogurte proteico; Whey; Frango desfiado com pão sírio.

São várias opções tudo vai depender do horário de treino e as preferências alimentares.


Lembre-se sempre que tudo vai depender de muitos fatores para escolher pré e pós treino:

🔹 Horário de treino

🔹 Objetivo de treino

🔹 Intensidade e tempo de treino

🔹 Individualidade em questão de gostos/intolerância/alergia alimentares

...

É uma analise para avaliar a melhor escolha!

Quais suplementos são essências no Beach Tennis?

Nós temos alguns suplementos que ajudam no desempenho do Beach, mas antes de entrar com qualquer suplemento acerto sua ingestão de água e adeque sua alimentação. A suplementação, como o nome já diz é algo à mais, não é o principal.

Já falei aqui sobre a questão de recuperação pós jogos e o suplemento Recovery, que possuem uma proporção de carboidrato e proteína ideal para a reposição do glicogênio e a recuperação muscular, é muito interessante e pode ser usado como estratégia.

Outros dois suplementos que podemos falar é a Creatina que vai ajudar na questão da explosão/sprint e a Beta Alanina que é tamponante e ajuda no retardo da fadiga muscular.

Todos os suplementos possuem uma quantidade adequado para cada indivíduo, não saiam comprando tudo e tomando!

Lembrando que não existem estudos ainda de suplementação e desempenho em atletas de beach tennis, o que estou falando aqui é com base em estudos de outros esportes e prática.


O que devo comer em dia de competição de Beach Tennis?

É interessante ter na mochila sempre um lanchinho, carboidratos de rápida absorção (ex: fruta, bananinha sem açúcar, gel de carboidrato) para usar nos casos em que os jogos forem um seguido do outro, para um intervalo médio iogurte com granola, açaí e para intervalos maiores faça pelo menos uma refeição completa focando mais no carboidrato (ex: almoço, exemplo para quando acabarem os jogos da manhã e for jogar só a tarde).

Do primeiro jogo até afinal seu estoque de carboidrato vai se esgotando, sendo assim uma reposição entre os jogos faz com que você chegue na final com mais energia e potência.


Joga Beach Tennis ou pretende jogar, alimentação fará toda diferença no seu rendimento e performance. Agende já sua consulta!





Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page